Sugestão de leitura
TNFα-Induced Oxidative Stress and Mitochondrial Dysfunction Alter Hypothalamic Neurogenesis and Promote Appetite Versus Satiety Neuropeptide Expression in Mice.
Mina Desai, Linsey Stiles, Adriana Torsoni, Marcio Torsoni, Orian Shirihai and Michael Ross
Sobre nós
Conheça nosso Centro de Pesquisa
O "Metabolic Programming and Perinatal Management Center" é um centro de Pesquisa ligado ao NIH, que integra pesquisa e extensão na área de metabolismo.
Somos pesquisadores que debruçam esforços no entendimento de como as alterações metabólicas, nutricionais, ambientais e de estilo de vida em fases críticas do desenvolvimento alteram o organismo em curto, médio e longo prazo.
Explore o site e conheça mais sobre o nosso trabalho!
A nossa LOGO
Grande parte das alterações que o nosso organismo apresenta durante o curso da vida tem uma origem desenvolvimentista. As doenças endócrino-metabólicas estão intimamente ligadas à fatores que alteraram o ambiente em fases críticas do desenvolvimento.
Durante a fase fetal e neonatal, esse ambiente é muito bem representado pelo organismo materno, que dispõe de adaptações sistêmicas, celulares e moleculares para acomodar a geração de um novo indivíduo.
Dessa forma, o corpo materno passa a ser o elemento principal:
O útero materno que se expande e se remodela para dar espaço ao crescimento do feto;
O seio, que representa a principal fonte alimentar no cuidado perinatal;
Todo o entorno, que não se define, justamente porque é a inclusão desses elementos dentro de qualquer cenário ambiental, o gatilho disparador para os eventos que podem se desenvolver durante a vida.